Eletivas

Disciplinas Eletivas

Para complementar o desenvolvimento de suas habilidades, nossos alunos podem cursar as seguintes eletivas:


Teatro

O teatro tem como objetivo proporcionar a experimentação da linguagem teatral, o autoconhecimento e socialização; estimular a leitura, contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno, além de estimular a coordenação motora, a concentração, expressão vocal e corporal.

 

Libras

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida oficialmente como meio de comunicação e expressão da comunidade surda do Brasil de modalidade visual-espacial. Conhecer e respeitar a cultura e a pessoa surda é um ato de cidadania e humanidade. Partindo desses dois pilares, o ensino da Libras promove a interação, inclusão e comunicação efetiva com os surdos e, fortalece os vínculos sociais além de entende-lo como sujeito consciente de sua identidade.

 

Música 

A disciplina eletiva de Música, no Matriz Educação, tem como objetivo principal enriquecer a percepção auditiva e estimular a associação interdisciplinar. Através do exercício prático para a compreensão dos principais parâmetros que formam a música em si (harmonia, melodia e ritmo), os alunos inscritos são estimulados a se relacionarem com a música de forma mais abrangente, mais aprofundada a ponto e enxergarem o quanto de poder comunicativo uma música pode ter.

 

Iniciação Científica

Iniciação Científica é uma eletiva que permite ao aluno conhecer e trabalhar as etapas do método científico, e o próprio método, através do desenvolvimento de projetos científicos. Com o objetivo de atingir as maiores feiras científicas do país, além da FECTRIZ.

Todos usamos o método científico desde que éramos bebês. Observando, criando hipóteses, testando a teoria e obtendo resultados e vendo se os resultados estão de acordo com as hipóteses. Fazemos isso a vida toda, sem perceber. Na eletiva mostramos aos nossos alunos como trabalhar o método, além de trabalharmos as etapas do desenvolvimento da escrita de relatórios/trabalhos finais nas normas da ABNT.

 

Astronomia

Está eletiva une diversas áreas do conhecimento; desde geografia e história as ciências como a física, química e biologia; com o objetivo de estudar, baseado no método científico, o nosso planeta e o universo ao nosso redor. As aulas levaram para os alunos a ideia geral de como a astronomia observa o universo, desde a posição dos astros que podemos ver a olho nu ao estudo das maravilhas enigmáticas do universo, como os buracos negros.

 

Xadrez

O Xadrez contribui para solucionar problemas e unir pessoas, sob condições de competitividade e disciplina.

A tradicional eletiva possui lugar cativo na Feira Cultural do MATRIZ Educação, tendo já alcançando centenas de jovens.

 

Desenho

A eletiva de Desenho tem o objetivo de auxiliar o aluno no desenvolvimento da sua capacidade de representação visual através do estudo das formas e técnicas que compõem a criação de um desenho. Estes estudos promovem um desenvolvimento perceptível na evolução de como o estudante aplica as técnicas aprendidas, abrindo uma série de possibilidades que o auxiliarão na construção de habilidades na vida estudantil.

A eletiva irá possibilitar o desenvolvimento nas seguintes práticas:

– Figuras geométricas planas e tridimensionais

– Luz e sombra – estudo de volumes

– Perspectiva

– Estilização

– Caricatura

– Texturas

– Corpo humano

– Desenho de memória

– Desenho de observação

 

Mandarim

As aulas de mandarim têm por objeto ajudar o aluno, não só, a falar mandarim, mas também a ler, escrever os caracteres chineses e conhecer melhor a cultura por trás do idioma.

As primeiros três aulas focam na pronúncia correta das palavras. Sendo que na primeira, já é ensinado todo o básico sobre a fonética chinesa. Nas aulas seguintes, os alunos aprendem algumas estruturas gramaticais básicas e como são formados os caracteres chineses.

Desde o início o curso dá ênfase à conversação. Por isso, em todos os vocabulários, o aluno vai estar aprendendo palavras que serão úteis no seu dia a dia.

 

Cultura Maker

A cultura Maker tem como um dos principais objetivos a aplicação de conceitos e ideias no mundo real, então trazendo isso para a educação é possível desenvolver um ambiente colaborativo entre os alunos permitindo uma maior interação entre eles e os tornando agentes de seu próprio aprendizado, indicando desafios e motivando-os a desenvolverem soluções práticas, colocando a mão na massa.

Este movimento permite a interação entre conceitos teóricos e práticos, atuando em diferentes áreas, como por exemplo a criação de uma horta, a construção de estruturas de madeira, automatização de sistemas, desenvolvimento de aplicativos, entre diversas outras atividades. Nossos alunos possuem liberdade de escolher os projetos que irão trabalhar, permitindo uma gama de experiências e troca entre eles. Um dos projetos que tem se destacado é a automatização de um carro de controle remoto a partir de materiais reutilizados com o objetivo de fazer mapeamento dos locais por onde ele passa, trabalhando conceitos básicos de robótica e componentes básicos de eletrônica como leds, resistores, sensores, entre outros.

Proporcionar aos alunos estas atividades é fundamental nos dias atuais tendo em vista a dinâmica possibilitada por estas experiências assim como o desenvolvimento de diversas habilidades como trabalho em equipe, liderança, empreendedorismo, lógica, entre várias outras.

 

Foto digital

A eletiva de Fotografia Digital tem o objetivo de fornecer aos participantes os conhecimentos e as habilidades afim de aplicar técnicas de fotografia, vídeo e áudio. Nessa eletiva, o aluno tem a oportunidade de criar ao captar fotografias e vídeos, com o celular e equipamentos fotográficos. A ideia é trazer pra grade escolar as maneiras mais atuais de divulgação de ideias, projetos e percepção do mundo, tendo em vista plataformas como instagram, Youtube entre outros. Com aulas teóricas e práticas, o aluno utiliza recursos de iluminação, manipulação de equipamentos e edição de imagens. O curso proporciona base de aprendizado para abranger atividades em campos diversos como fotojornalismo, fotografia de publicidade, natureza, moda, eventos e etc.

Estude no matriz
Informações sobre ingresso no colégio Matriz Educacional Cadastre-se