Ensino Fundamental I - Anos Iniciais

Novo segmento somente na Unidade São João de Meriti em 2021.

No Ensino Fundamental I do Matriz Educação, valorizamos, acima de tudo, a formação plena e integral do ser humano, estimulando nossos alunos a desenvolverem competências e habilidades dentro das novas perspectivas do século XXI, estabelecidas a partir dos 4 pilares do conhecimento: o Aprender a Conhecer, o Aprender a Fazer, o Aprender a Conviver e o Aprender a Ser. Nesse sentido, nossa metodologia de Aprendizado Significativo visa estabelecer uma interação efetiva entre teoria e prática, através principalmente de atividades pedagógicas lúdicas, em todas as séries dos anos iniciais.

Disciplinas

Os componentes da matriz curricular são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Artística, História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Física, Leitura e Habilidade de Vida.

Diferenciais para 2021

  • Disciplinas Eletivas – Os alunos dos anos iniciais possuem na grade curricular disciplinas como Xadrez, Música e Teatro.
  • Cultura Maker – A denominada “Cultura do fazer” passa a fazer parte da grade curricular dos alunos a partir de 2021, trazendo a marca da assinatura do Matriz. Voltada para a questão da comunidade escolar, a disciplina incentiva os alunos a colocar a “mão na massa”, ou seja, aprender fazendo. Para o aproveitamento máximo dos alunos, muitas atividades lúdicas farão parte dessa disciplina.
  • Disciplina de Leitura – Essa disciplina tem por objetivo o incentivo aos alunos em relação ao hábito da leitura, desde os anos iniciais, levando em consideração tanto as necessidades das turmas de alfabetização como das turmas finais de quinto ano. A dinâmica terá como base as “Rodas de leitura”, Tertúlias Literárias e a Contação de Histórias.
  • Disciplina de Artes – Será agrupada na disciplina de Cultura Maker, sendo alinhada plenamente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando as mais variadas identidades da nossa cultura.

 

Estabelecimento de inúmeros projetos pedagógicos com o DNA Matriz – Projetos que já fazem parte da nossa identidade serão materializados nos anos iniciais, como o Festival de Cultura Corporal e a Feira Científica, que ganha uma novíssima versão mirim, especialmente adaptada à realidade dos nossos alunos mais novos.
Estabelecimento de eixos temáticos por projetos, ou o ensino por projetos – Um eixo dinâmico de temas transversais em que será desenvolvida a questão do aprendizado significativo, a partir de temas que serão elencados com datas específicas de culminância, estabelecendo uma ponte com a dia a dia e a nossa cultura. Podemos destacar 4 eixos:
1. Diversidade e Pluralidade
2. Saúde e Família
3. Mídia e Educação
4. Sociedade, Trabalho e Cultura.
Ênfase no socioemocional – Estabelecemos um planejamento contendo a disciplina de Socioemocional, através de um material com assinatura própria: o Raiz do Afeto. A disciplina será a base do desenvolvimento das habilidades comportamentais.
Aulas de Campo – O ensinar através da prática levando em consideração a experiência vivida fora da escola, a partir do contato com várias realidades diferentes, como uma visita a um museu ou um roteiro local. Divulgaremos em breve um calendário específico de acordo com as aulas de campo reservadas para cada segmento.
Ênfase na cultura corporal – Nossa proposta de Educação Física é extremamente inovadora e alinhada plenamente à BNCC, equilibrando temáticas fundamentais a partir da valorização de práticas esportivas e da cultura corporal.

Ensino Fundamental II - Anos Finais

No Ensino Fundamental II do Matriz Educação, valorizamos, acima de tudo, a formação plena e integral do ser humano, estimulando nossos alunos a desenvolverem competências e habilidades, dentro das novas perspectivas do século XXI, estabelecidas a partir dos 4 pilares do conhecimento: O Aprender a Conhecer, o Aprender a Fazer, o Aprender a Conviver e o Aprender a ser.

Disciplinas

Os componentes da matriz curricular são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Artística, História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Física, Leitura e Habilidade de Vida.

Diferenciais

  • A Disciplina de Leitura – em que os alunos (as) são orientados a realizarem leituras diárias, praticando o que denominamos de Rodas de Leitura.
  • A Disciplina de Habilidade de Vida – em que os alunos (as) serão orientados a realizarem atividades com o objetivo de traçarem o seu projeto de vida, a partir do sexto ano, trabalhando habilidades de forma prática e com intuito da conscientização plena do exercício da cidadania, a partir da nossa assinatura, ou seja, a Formação de Valores.
  • Disciplinas Eletivas – em que os alunos (as) são estimulados através de atividades e aulas no contraturno de disciplinas fora do eixo acadêmico, destacando-se: Teatro, Xadrez, Astronomia, Dança, Cultura Maker, Foto Digital e Libras.
  • Introdução de um Programa de Iniciação Científica, no fundamental II, integrado à Disciplina de Leitura;
  • Estabelecimento de uma ancoragem mais dinâmica do nosso projeto de socioemocional. A disciplina de Habilidade de Vida, no Fundamental II, passa a ter uma interface maior com a disciplina de Filosofia, proporcionando aos alunos uma dinâmica mais atenta aos dias atuais.
  • Novo Projeto de Educação Urbana, Meio Ambiente e Patrimônio, que envolverá as disciplinas de História, Geografia e Ciências. Os alunos passaram a contar com várias trilhas pedagógicas ligadas às três temáticas, valorizando sobretudo a questão da educação para a cidade, o meio ambiente e a proteção ao patrimônio histórico.
  • Atualização das eletivas. Nesse sentido, a Cultura Maker ganha um espaço cada vez maior na grade desse projeto, com o suporte de um novo laboratório, que será inaugurado na novíssima unidade de Caxias.
Estude no matriz
Informações sobre ingresso no colégio Matriz Educacional Cadastre-se