Aulas de Habilidades de Vida (HDV)

Aulas de Habilidades de Vida (HDV)

Publicado em 25 de outubro de 2019

Com o 6º ano, este bimestre iniciamos um módulo intitulado Respeito às diferenças”, e o objetivo é desenvolver a empatia fazendo com que as crianças reflitam sobre a importância de acolher verdadeiramente o outro nas suas diferenças e limitações. Para tanto, o bimestre começou com uma atividade que visa estimular, de maneira prática, a empatia em relação às pessoas com deficiência. A atividade consistiu em dividir a turma em grupos, cada grupo precisava executar uma tarefa (pintar um desenho), entretanto, todos os integrantes tinham uma limitação: um não enxergava, outro não podia usar as mãos, o outro andava numa perna só, o outro só podia usar a mão contrária a que escrevia, etc.

Ao final, foi realizada uma roda de debate para que eles pudessem contar a experiência de estar no lugar do outro e os relatos foram simplesmente lindos e comoventes – os alunos saíram dessa atividade realmente impactados e dispostos à solidariedade. Esta atividade também foi reproduzida numa oficina de HDV durante a Feira Científica e deu muito certo!

Confira a seguir alguns registros:

Com o 7° ano, no módulo do 3º bimestre, a atividade de culminância foi o Bazar Colaborativo, cujo objetivo era a reflexão sobre a relação entre os nossos hábitos de consumo e a poluição do meio ambiente. Esta atividade encerrou um bimestre bastante produtivo, em que debatemos ética animal e ambiental, assistimos um documentário (“Cowspiracy”) em sala, acompanhado de um trabalho escrito e, ainda, realizamos uma atividade interativa online em sala em que os alunos puderam testar a sua “pegada de carbono”, estimulando a reflexão sobre a corresponsabilização na construção do mundo em que vivemos – um dos valores que devem ser trabalhados na disciplina HDV.

A atividade do Bazar, além de educativa, foi muito divertida e todos os alunos trocaram seus objetos, cujo destino anterior seria o lixo, por objetos novos. E o ponto mais positivo, foi que muitos alunos levaram livros para trocar, o que tornou a atividade engrandecedora sobre várias perspectivas!

O documentário “Cowspiracy”, exibido e debatido em sala, causou uma verdadeira comoção! O cerne deste vídeo é esclarecer sobre os impactos ambientais negativos causados pela agropecuária. Terminamos a atividade com a criação, pelos próprios alunos, de um grupo interestadual que reúne jovens da idade deles, cujo objetivo é, como o nome do grupo mesmo já diz, “Save the Planet”. Incrível!

Em relação ao 8° ano, a atividade de culminância intitulou-se “Show de Talentos” e o objetivo era, em continuidade ao tema do bimestre anterior, estimular o autoconhecimento e fortalecer a autoestima, criando a oportunidade para que eles compartilhassem com os colegas os seus talentos/habilidades e fossem aplaudidos por isso. Esse bimestre também contou com a exibição do filme Pequena Miss Sunshine que, de forma descontraída, levanta o debate sobre a relação entre sucesso e fracasso e as pressões que o mundo de hoje, incluindo a família, exercem sobre os indivíduos para que eles sejam sempre impecáveis e bem sucedidos, e de que maneira isso recai sobre a autoestima e pode desenrolar-se em doenças emocionais, como a depressão. Além do debate, o filme também gerou um trabalho escrito para a minha disciplina e um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Produção Textual, ministrada pelos profs. Fernando e Juliana. Foi também um bimestre bastante produtivo numa perspectiva não tradicional.

O Show de Talentos foi indescritível. Os alunos prepararam um verdadeiro evento e com isso, pudemos trabalhar habilidades como: trabalho em equipe, cooperação, autoestima, superação, responsabilidade, organização, disciplina, etc.



Estude no matriz
Informações sobre ingresso no colégio Matriz Educacional Cadastre-se