Festival de Cultura Corporal

Festival de Cultura Corporal

Publicado em 26 de maio de 2019

Nossos alunos (as) vivenciaram no mês de maio (24 e 25) um festival de práticas corporais.

Os corpos em movimento dançaram, lutaram, brincaram e jogaram, refletindo o significado dos movimentos e da relação entre o corpo, nossa história e formação.

Capoeira, Jongo, Boi Bumbá, futebol, dentre outras práticas marcaram presença, possibilitando ampla formação cultural de forma contextualizada.

E para encerrar ainda houve um Festival de Pipas e Peões……..

Eita galera animada, esses alunos (as) do Matriz Campo Grande!

HUKA – HUKA : Luta originária de tribos indígenas do alto Xingu
Abertura da Atividade : Boi Bumbá
Game
Xadrez

Leia Mais

A equipe de Educação Física da unidade Campo Grande promoveu o Festival de Práticas Corporais, evento que tem o objetivo de unir jogos, danças, lutas, esportes e outras formas de expressão corporal em um só evento. De acordo com o professor Emanoel Borges Candal, este festival abre a possibilidade dos estudantes vivenciarem diretamente as mais variadas produções e expressões do corpo, como: rodas de jongo, de coco, de capoeira, de samba, o charme e o funk, competir com (e não contra) os colegas nos esportes, brincar e ter a oportunidade de jogar jogos que talvez nunca tiveram contato, como as pipas, por exemplo. Sempre com a preocupação de apontar o festival da forma mais inclusiva e principalmente de refletir o papel que o corpo cumpre ao longo do processo histórico, tendo diversas práticas corporais (em especial as da cultura popular) expressando, por exemplo, a formação social brasileira e a brasilidade. Sendo assim, não resumindo a disciplina obrigatória da educação básica a apenas quatro esportes ou ao fazer movimento pelo fazer sem significados pedagógicos claros e sem entendimento dos significados destes movimentos, adequando a disciplina aos diversos documentos nacionais para a Educação Física e possibilitando ampla formação cultural dos educandos com experiências fundamentais para a formação humana.



Estude no matriz
Informações sobre ingresso no colégio Matriz Educacional Cadastre-se