2ª via de boleto

Programa Raízes

Aqui o aluno se torna protagonista de sua formação

Nós acreditamos que para uma formação completa, além de um olhar voltado para a preparação dos alunos diante dos desafios escolares, é preciso também trabalhar a aprendizagem socioemocional.

O Programa Raízes traz aulas regulares em nossa grade horária, para todas as séries, com foco em três importantes áreas: Raiz do Afeto, Raiz do Autoconhecimento e Raiz do Protagonismo.  

Habilidade de Vida

A disciplina de Habilidade de Vida tem como objetivo o desenvolvimento da inteligência emocional dos nossos alunos, materializando, na prática, a nossa assinatura: a Formação de Valor.

Seguindo os conceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina trabalha, também, as mais variadas competências e habilidades, além de outras áreas do conhecimento, a partir de atividades lúdicas e sem o processo avaliativo comum às outras disciplinas. O aluno é avaliado semanalmente, a partir da resolução de problemas e da aplicação de Projetos.

VALORES GUIADOS PELA DISCIPLINA
  • Empatia e afetividade
  • Solidariedade
  • Respeito
  • Senso crítico
  • Senso ético
  • Senso de justiça
  • Responsabilidade e corresponsabilidade
  • Disciplina
HABILIDADES CENTRAIS DA DISCIPLINA
  • Inteligência socioemocional
  • Senso crítico e reflexivo
  • Sociabilidade
  • Proatividade
  • Criatividade e inovação
  • Senso de comunidade
  • Autoconhecimento e autoconfiança 
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
  • Participação e colaboração
  • Responsabilidade
  • Organização
  • Disciplina
  • Pontualidade
  • Assiduidade
ESTRUTURAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA BNCC
  • Conhecimento
  • Pensamento crítico, científico e criativo
  • Repertório cultural
  • Comunicação
  • Cultura e comunicação digitais
  • Cidadania e projeto de vida
  • Argumentação
  • Autoconhecimento e cuidado consigo
  • Empatia e colaboração
  • Saber se relacionar com o mundo e com a sociedade

Clique e Conheça as Raízes.

No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas propõem dinâmicas com foco no indivíduo, convites à reflexão sobre assuntos da atualidade e aprimoramentos de métodos de estudo e organização. 

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características e convicções, ainda que sempre disposto a transformá-las.

No Ensino Médio, o trabalho socioemocional foca em métodos de estudo, em escolhas e posturas diante de questões individuais ou coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta, como relações interpessoais, mecanismos de controle da ansiedade e processos decisórios. 

A capacidade argumentativa – essencial no Enem, nos vestibulares e na vida adulta – é fortemente trabalhada a partir de temas contemporâneos, sempre tendo o estudante como protagonista.