FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS)

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I do Matriz Educação valoriza acima de tudo a formação completa dos seus alunos, a partir da sua assinatura: Formação de Valor.

Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos desenvolvam as competências e habilidades necessárias para o século XXI, tendo por base 4 pilares:

Reproduzir vídeo

Aprender a Conhecer

Aprender a Ser

Aprender a Conviver

Aprender a Fazer

Com uma metodologia inovadora, tendo por base o aprendizado significativo, as teorias educacionais são vivenciadas na prática, onde o lado socioemocional do aluno é levado em consideração no planejamento educacional.

Pensando na idade dos alunos, as atividades lúdicas ganham importância e potencializam a vontade da criança de mergulhar no conhecimento. A ambientação na escola e a escuta ativa, além do trabalho com a pedagogia por projetos, em todos os anos iniciais, proporcionam um ambiente educativo acolhedor para a boa aprendizagem.

Pilares e Diferenciais

Disciplinas
Os componentes da matriz curricular são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Cultura Maker, Educação Artística, Artes, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Física, Leitura e Habilidade de Vida. 

NOSSOS DIFERENCIAIS:

Os alunos dos anos iniciais possuem na grade curricular disciplinas como Xadrez, Música e Teatro.

A denominada “cultura do fazer” passa a fazer parte da grade curricular, trazendo a marca da assinatura do Matriz. Voltada para a questão da comunidade escolar, a disciplina incentiva os alunos a colocar a “mão na massa”, ou seja, aprender fazendo. Para o aproveitamento máximo dos alunos, muitas atividades lúdicas farão parte dessa disciplina.

Essa disciplina tem por objetivo incentivar nos alunos o hábito da leitura, desde os anos iniciais, levando em consideração tanto as necessidades das turmas de alfabetização como das turmas de quinto ano. A dinâmica terá como base as Rodas de Leitura, as Tertúlias Literárias e a Contação de Histórias.

No Ensino Fundamental II a prática de leitura é diária.

Está agrupada na disciplina de Cultura Maker, sendo alinhada plenamente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando as mais variadas identidades da nossa cultura.

Projetos que já fazem parte da nossa identidade estão incorporados também nos anos iniciais, como o Festival de Cultura Corporal e a Feira Científica, que ganham uma versão mirim, adaptada à realidade dos nossos alunos do Fundamental.

Estabelecemos um planejamento que contém a disciplina de Socioemocional, através de um material com assinatura própria: o Raiz do Afeto. A disciplina será a base do desenvolvimento das habilidades comportamentais.

Um eixo dinâmico de temas transversais no qual é trabalhada a questão do aprendizado significativo, a partir de temas que estabelecem uma ponte com o nosso dia a dia e a nossa cultura. Podemos destacar 4 eixos:

  1. Diversidade e Pluralidade
  2. Saúde e Família
  3. Mídia e Educação
  4. Sociedade, Trabalho e Cultura

Nossa proposta de Educação Física é extremamente inovadora e alinhada plenamente à BNCC, equilibrando temáticas fundamentais a partir da valorização de práticas esportivas e da cultura corporal.

O ensinar através da prática levando em consideração a experiência vivida fora da escola, a partir do contato com várias realidades diferentes, como uma visita a um museu ou um roteiro local.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL:

Novo Projeto(29)
Novo Projeto(30)
Novo Projeto(27)

Veja mais:

Image hover effect image



ENSINO 
FUNDAMENTAL

Image hover effect image



ENSINO 
MÉDIO

Image hover effect image



PRÉ
VESTIBULAR

Image hover effect image



PRÉ
MILITAR

Image hover effect image




ENSINO 
FUNDAMENTAL

Image hover effect image




ENSINO 
MÉDIO

Image hover effect image




PRÉ
VESTIBULAR

Image hover effect image




PRÉ
MILITAR